Até o fim do mundo
Mas Lajos vagueou entre os perigos; “perigos” que ninguém era capaz de nomear com precisão; pensávamos sempre nele, à distância, como em quem vive numa paisagem trovejante e tempestuosa, perto do fim do mundo. Sándor Márai, O Legado de Eszter, trad. Paulo Schiller, Companhia das Letras, [1939].
Can we be heroes?
… é possível ser uma pessoa decente durante toda uma vida, mas não se pode ser sublime sem interrupção, e, por isso, o herói só é um herói excepcionalmente, por um momento, ou, no máximo, por uma temporada de loucura ou inspiração. J. Cercas, Soldados de Salamina, trad. Wagner Carelli, Globo, 2002.
Relíquias
L. Sterne, As Vidas e as Opiniões do cavalheiro Tristam Shandy, trad. José Paulo Paes, Companhia das Letras, 2022.
Algo que construímos juntos
“Nós mesmos criamos nossa histeria, nossas convulsões em massa, impelidos por máquinas pensantes sobre as quais não temos autoridade. A histeria quase não é percebida a maior parte do tempo. É simplesmente nossa maneira de viver.” Don Delillo, Cosmópolis (2003), trad, de Paulo Henriques Britto.
Em Uma Dimensão Em Que A Covid-19 Não Existiu
Nesta versão do mundo, a Covid-19 não veio a ocorrer e milhares de pessoas que teriam partido andam entre nós tranquilamente. Elas nos olham como sempre fizeram e, por vezes, têm o desaforo de discutir conosco ou a graça de nos abraçar. Deveriam elas suspeitar de algo? Neste cenário livre da Covid-19, as minhas mãos…
O Grande Poder
Quando precisamos lidar com muitos estímulos ao mesmo tempo e falhamos, quando não temos a resposta a uma pergunta importante que nos fazem, quando nenhuma decisão parece clara; percebemos em vários momentos quando a nossa mente não cria algo que precisamos. O problema do insone é o inverso: a nossa mente falha em se esvaziar.…
Talvez a Próxima Frase
Algumas pessoas dizem que aproveitam a insônia para produzir mais, já que há mais silêncio, mais sossego. Essas pessoas não são insones, não notívagas. O tempo da insônia pode ser silencioso, mas não é tranquilo. Não é um tempo de realizações, mas de pensamentos e ações que nos recusam seu significado. “Estou aqui ainda.” “Esta…
Siga meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.
